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  • luciano408

O pedido ideal

E não é bola de cristal


Imagina o cenário:


Como ajudar o vendedor a oferecer e vender o produto certo para o cliente certo ?


Que sonho. Mas abrindo um pouco este sonho, vamos para alguns questionamentos:


  • O que é o 'Cliente certo' ? Podemos categorizar os clientes por algumas características (atributos) como porte, bairro, segmento, cidade, ...


  • O que é o 'Produto certo' ? Depende da pergunta acima. Nem todos os produtos fazem sentido para todos os clientes. Podemos responder a pergunta fazendo uma pesquisa de campo, é um processo maravilho, dispendioso e demorado. E podemos aprender com o que os clientes vem consumindo regularmente, ou seja, estão comprando e vendendo. O produto está girando então é uma boa fonte de dados.


E a sazonalidade ainda afeta tudo isto


Imagina termos na mão, para o vendedor, os produtos com maiores chances de girarem no varejista ? Poderemos contar com a experiência do vendedor, do cliente e com informações previamente processadas.


Hoje temos capacidade computacional, técnicas e desejo de darmos este passo. Que cenário espetacular.


Mas também não acredito que tudo ainda é tão automático.


Na minha visão precisamos da mão de um profissional, um ser humano, para a perfeita execução no final.


E o que fazer com a sugestão do pedido ideal ?


E no final da sugestão do pedido ideal, precisamos avaliar se a oferta está se concretizando.


Para cada venda, o pedido ideal será diferente, então precisamos avaliar o mix vendido, se o vendedor está conseguindo vender o que é ofertado de forma automática, descontos concedidos, margens alcançadas e esforço para colocar do produto no cliente.


Ainda não temos o mundo ideal, mas estamos buscando a melhoria constantemente, e este é um caminho que estamos trilhando.


Até a próxima

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