Estabelecer e acompanhar metas da equipe

Compartilhe este artigo!

Para que uma empresa possa atingir um determinado objetivo ela precisa ter metas muito bem definidas que irão conduzir seus rumos para chegar aos resultados esperados. Metas de equipe fazem parte da gestão estratégica da empresa que todas elas devem seguir. Mas aí fica a dúvida, como estabelecer e acompanhar metas da equipe?

Estabelecer e acompanhar metas da equipe

Um desafio muito comum para grande parte dos gestores é manter seus colaboradores envolvidos e engajados para conseguir manter o trabalho em equipe sempre ativo. Sendo o primeiro passo para construir metas bem definidas é mantê-los comprometidos, fazendo com que seus ideais estejam de acordo com os ideais da empresa, isso você pode atingir conversando individualmente com cada um dos membros, reconhecendo suas forças e fraquezas.

Ouvidos os colaboradores, defina metas individuais para cada um deles de modo que esteja antenado com os objetivos da empresa. Se a meta é definida em um curto período a tendência é que exista um maior esforço para alcançá-la. O importante é que tudo aconteça de modo organizado com as ideias preferencialmente escritas.

As metas de produtividade dependem exclusivamente do engajamento de todos, sendo necessário que a equipe esteja unida para atingir determinado fim. Para que isso seja possível, é necessário que cada um conheça suas próprias atividades bem como as responsabilidades que lhe são atribuídas. Deixando claro também o quanto é importante segregar as demandas de forma igual para todos de modo que todas as atividades sejam complementares umas das outras.

Baseando as informações da real necessidade da empresa, é importante que as metas sejam definidas com proposito de crescimento do negócio como um todo. Um bom planejamento é voltado com base em cinco características distintas, são elas: especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

As metas especificas devem ser desenvolvidas com clareza de modo que todos entendam a importância de cada uma de maneira simples. Essas metas costumam determinar um responsável que será cobrado pelo resultado.

As mensuráveis são definidas por números, é o quanto a empresa precisa alcançar. São métricas visíveis e alcançáveis para cada um dos membros indicando o quão próximo a empresa está.

As alcançáveis são metas plausíveis, que possam ser seguidas e alcançadas baseada em análises dos ambientes interno e externo.

Os relevantes é o quanto a meta desenvolvida é importante para a empresa. Não basta ela apenas existir, mas também precisa ter certo grau de relevância. Precisa ressaltar uma realidade que a empresa vive.

E por fim as metas temporais, elas devem conter um prazo adequado para o seu alcance. Normalmente, grandes empresas têm suas metas definidas anualmente dividida entre os 12 meses do ano.

Para mantê-los sempre interessados, ofereça premiações extras, folgas e recompensas em dinheiro motivam ainda mais seus funcionários.

Para acompanhá-los, faça feedbacks semanais para saber o que está achando, se está algum problema, se elas estão sendo compatíveis com o que ele espera e como todos podem melhorar. Esteja com tudo o que muito bem escrito e planejado em papel, preferencialmente de modo que até mesmo eles possam acompanhar.

Tenha mente que eles são quem movimenta o seu negócio. Se forem bem atendidos, seus clientes também serão.

3 Medio
Compartilhe este artigo!